Qual o seu papel como professor?

A resposta mais lógica possível para a questão acima, no título deste artigo, seria: ENSINAR.

Professor

E é assim que a maioria responde. Essa resposta está errada? NÃO! Mas também não está completa.

Sim nosso papel é ensinar nossos alunos. Entretanto hoje há inúmeras formas de nossos alunos voltarem sua atenção para qualquer outra coisa que não seja a aula. Um joguinho no celular, estudar uma outra matéria a qual esteja marcada prova para aquele dia e por ai vai.


Agora se você ama o que faz e tem realmente interesse que os alunos prestem atenção no que você está para ensinar, você tem de ter em mente que sua aula deve se tornar relevante para aquele aluno. A forma como você vai transmitir o conhecimento deve ser interessante para os alunos. Mas como fazer isso? Alguns colegas acham que uma super apresentação de powerpoint vai fazer o aluno prestar atenção. Nem sempre vai funcionar, ainda mais se for sempre feito do mesmo jeito. Um video, um dado estatístico, uma música, uma curiosidade que desperte o interesse do aluno já pode mudar todo o desenrolar da aula. São nos primeiros instantes da aula que você pode determinar se a turma vai acompanhar com interesse ou se vão estar ali somente esperando o tempo passar.


Nossa personalidade não deve ser ignorada, mostre quem você é para os alunos. Não esconda isso. Eles saberão responder a você de acordo com sua personalidade.


Procure saber qual o interesse dos alunos. Quais jogos estão jogando, quais estilos de músicas estão ouvindo, fale sobre outros assuntos que não seja somente a matéria em questão. Mostre como aprender Inglês pode ser interessante para que ele passe a jogar com “gringos”, a entender as músicas “gringas” e por aí vai. Ah! Caso você leitor não saiba, eu sou professor de Inglês por isso falo de ensino de línguas, mas isso não significa que o que escrevo aqui não sirva para qualquer outra matéria.


Ah, um bom professor também consegue divertir os alunos com sua aula. Uma curiosidade, uma piada, algo que chame atenção dos alunos. Tente imitar personalidades famosas, mude sua voz tec, etc…


Acima de tudo crie afinidade com os alunos. Aquilo que a Programação Neurolinguística (PNL) chama de Rapport, aqui é muito importante. Os alunos que criam Rapport com os professores, seja por qual motivo for, tendem a render muito mais nas aulas, aprendem mais rápido e não tem medo de esclarecer dúvidas.

Devemos sempre corrigir os alunos de forma que não os deixem constrangidos diante dos colegas, pois isso além de desestimular os alunos, também é bem deselegante. devemos sempre ajudar mais do que gritar em sala de aula.